Trabalhar com as crianças de educação infantil sobre o dia do índio é construir com elas um resgate de nossas tradições e culturas. É compreender que nossa história começou a ser construída muito antes de nascermos. Possibilita entender as evoluções tecnológicas que ocorreram no passar dos anos, quando comparamos os modos de vida dos indígenas com o que temos hoje.
Conversamos sobre os costumes dos índios que até hoje fazem parte e influenciam nosso modo de vida. Como o uso de plantas medicinais, os alimentos, as danças e a própria linguagem, pois muitas palavras derivam da língua Tupi.
Fizemos um momento de degustação, onde foi possível provar o aipim (mandioca) e conhecer esta planta que foi uma das pioneiras no cultivo agrícola e a lenda que envolve sua descoberta.
Ainda foi possível entender um pouquinho sobre a extinção dos índios e a preservação das matas, dos animais e sua importância para a sobrevivência da humanidade. Onde compreenderam que os índios viviam em harmonia com a natureza, respeitando e cuidando de seu habitat. A data 19 de abril abre para o professor a possibilidade de um resgate histórico e cultural que não deve ficar restrito apenas há esse único dia, pois abrange nossa existência e permite entender muitos traços de nossa cultura.
Professora: Bárbara Libia Stackoski
Turma Pré III Vespertino
Projeto: "O fantástico mundo das letrinhas"